domingo, 29 de julho de 2012

Reaproveitando e trabalhando com papel e tesoura



Por Mariana Montenegro Nenhum Comentário
Conheça uma artista plástica muito talentosa e criativa chamada Rebecca J. Coles. Seu trabalho nada mais é do que reaproveitar papel do lixo e transformá-lo em arte.
Rebecca trabalha com papel e tesoura e de suas criações nascem centenas de borboletas coloridas que parecem ter saído do país das maravilhas.
Com muita delicadeza, uma grande riqueza de detalhes e muita paciência, a artista chega até a recortar selos antigos para as peças que faz com papel e tesoura.
O trabalho permite às pessoas verem além do material que compõe toda a produção e cria uma visão de mundo único. A criação pode servir de exemplo e inspiração para que você crie sua própria arte. Que tal tentar?
*Informações lucyinthesky

sábado, 28 de julho de 2012

Projeto futurista cria torres de bem-estar nas cidades



Por Daniel Accioly Nenhum Comentário
Um projeto ousado, que alia beleza e funcionalidade. O City in the Sky oferece uma alternativa para garantir a convivência com áreas verdes apesar da falta de espaço: elevar esses espaços o máximo possível.
O projeto, assinado pelo estúdio de arquitetura Hrama, cria ambientes de escapismo para o caos da rotina “lá de baixo”. Com robusta estrutura de aço, o complexo poderia abrigar bosques e lagos. O local poderia servir também para o cultivo de alimentos, além de servir de abrigo seguro para diversas espécies de animais.
As estruturas foram projetadas para serem mais altas que o Empire State Building, localizado em Nova York com seus majestosos 443,2 metros de altura. Sinta um pouco como seria desfrutar de um passeio em uma praça instalada a meio quilômetro do solo assistindo ao video abaixo.
* Com informações de Inhabitat

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Automóvel a hidrogênio é feito de madeira e papelão



Por Mariana Montenegro Nenhum Comentário
Estudantes ingleses da Aston University desenvolveram um projeto inteligente, sustentável e perfeito para um futuro próximo. Trata-se de um automóvel funcional movido a hidrogênio e feito de madeira e papelão.O carro totalmente sustentável tem dois painéis laterais feitos de madeira e papelão, material que pode ser reaproveitado e reciclado posteriormente. Além disso, ainda tem os para-lamas feitos com resina e seu chassi é facilmente desmontável.
O veículo é movido a hidrogênio e sua célula gera eletricidade que faz mover as rodas. A curiosa invenção dos estudantes saiu do papel e ficou em primeiro lugar em uma das etapas do prêmio Shell Eco-marathon, no Circuito Internacional de Sepang. Estudantes do mundo inteiro participam já que mesmo sem ser o vencedor,  é uma chance de seu projeto ficar conhecido. O prêmio costuma promover ideias como essa, que sejam consideradas inovações tecnológicas sustentáveis.
*Informações Techtudo e Ciclo Vivo

Que tal saborear um café e em seguida comer a xícara?



Por Daniel Accioly Nenhum Comentário
Que tal saborear um café e depois comer a xícara? O Estúdio de design Sardi Innovation pensou no conceito e criou o Cup Coockie . O projeto foi concebido sem deixar nenhum detalhe de lado.
A massa possui a consistência de um biscoito. O Cup Cookie é forrado por dentro com açúcar de confeiteiro especial que funciona como um isolante à prova d’água e adoça a bebida ao mesmo tempo. Além de ser uma solução saborosa e divertida, evita o uso de copinhos descartáveis, que em sua maioria são confeccionados em plástico ou outros materiais de difícil absorção pela natureza.
O projeto está recebendo elogios e prêmios nas áreas de estratégia, ecologia, negócios, marketing e design. O Cup Cookie foi encomendado pela cafeteria italiana Lavazza, que conta com diversas filiais pelo mundo, inclusive no Brasil. Saborear um café ficou ainda mais delicioso. E sustentável.

Confira imagens de insetos como você nunca viu



Por Mariana Montenegro Nenhum Comentário
Para você que acha que já viu de tudo, pode se surpreender com essas imagens de insetos capturadas pelo fotógrafo amador Nicolas Reusens.

Utilizando lentes macro para ampliar e poder ver tudo nos mínimos detalhes, Reusens fez as fotos incríveis no jardim de sua casa em Madri, na Espanha.

Momentos específicos como uma mosca completamente coberta por gotas de orvalho nos mínimos detalhes e formigas onde é possível até ver o reflexo de seus olhos.

O fotógrafo faz diversas imagens de insetos minúsculos até conseguir as melhores e diz que adoraria ser um profissional que registrasse a vida selvagem. Com todo esse talento, é bem capaz que ele consiga!

*Informações Estadão e BBC Brasil
Posts relacionados

domingo, 15 de julho de 2012

Concurso premia fotógrafos da natureza



Por Daniel Accioly Nenhum Comentário
A natureza é uma fonte inesgotável de inspiração para grandes imagens. E os amantes da fotografia da natureza têm uma oportunidade de exibir o seu material e concorrer a uma câmera semiprofissional Canon Powershot SX 30 IS.
O Concurso Cultural Fotógrafos da Natureza promove a participação de profissionais e amadores de todo o país. O regulamento é simples, e o mais importante é ter sensibilidade na captura do momento. Para participar, basta clicar aqui, preencher o pequeno formulário e enviar a foto até o dia 23 de julho. O concurso tem como jurados Daniel Botelho, especialista em fotografia subaquática e que contribui com grandes veículos nacionais e internacionais, e Cristian Dimitrius, cinegrafista e fotografo dedicado a documentar a vida selvagem e que também contribui com grandes veículos no mundo todo.
O concurso é uma iniciativa da Veolia Waters, que também está à frente da exposição “Fotógrafos da Natureza”, que conta com as melhores fotos sobre o tema feitas no ano de 2011. O evento passou por São Paulo e estará  no Espaço Tom Jobim Jardim Botânico do Rio de Janeiro, de 3 a 30 de agosto. A exposição foi destaque do Greenstyle do dia 3 de julho, e as melhores fotos podem ser vistas aqui.
Escolha a sua melhor foto para enviar e boa sorte!

terça-feira, 10 de julho de 2012

“Biótopos de tijolo” atraem a natureza para dentro do seu muro



Por Daniel Accioly Nenhum Comentário
Um dos grandes desafios da arquitetura moderna é apresentar soluções sustentáveis com projetos que promovam harmonia entre funcionalidade, beleza e respeito ao meio ambiente. Por isso, todo esforço em trazer a natureza para perto merece ser destacado. Os pequenos módulos habitáveis, que receberam o nome de “biótopos de tijolo”, dão charme especial à mais simples parede ou muro de tijolos.
As peças, com as mesmas dimensões de um tijolo comum, oferecem um espaço para pequenos animais habitarem e desenvolverem ninhos, o que exige certa manutenção.
Lançado na Semana de Design de Milão, o projeto das designers Micaela Nardela e Oana Tudose utiliza técnicas tradicionais de confecção, tendo como material base a areia e o gesso, que são moldados manualmente.
A principal inspiração da dupla foi o desaparecimento dos pardais na Holanda. Elas imaginam que o biótopo pode oferecer conforto e praticidade aos pássaros e a outras espécies de animais e plantas inseridas no contexto urbano.
Os biótopos de tijolo são peças elegantes, que trazem um aspecto rústico e natural para a construção. Conheça mais detalhes do projeto no video abaixo.
* Com informações do Tree Hugger

Conheça 6 produtos feitos com peças velhas de bicicletas



Por Mariana Montenegro Nenhum Comentário
Inspire-se com as possibilidades do que se pode fazer com peças de bicicletas velhas ao invés de mandar tudo para sucata. A seleção de produtos é do Ciclo Vivo e incluem artigos para decoração ambiente. Veja como a criatividade e a imaginação podem dar origem a peças bem interessantes a custo mínimo.
Utilizando correntes fixadas em suportes de metal 98% reciclados e pneus de bicicleta, o estúdio BRC Design criou uma cadeira de balanço estilosa e bem curiosa.
A artista mexicana Carolina Fontoura Alzaga fez diferente. Ao invés de usar cristais e contas de vidro, usou correntes de bicicletas para criar um lustre, parte da coleção “Conect”, que conta com diversas peças e esculturas da era vitoriana.
Indo um pouco mais a fundo na transformação, a empresa americana Resource Revival produz um porta-cartão feito a partir da reciclagem de peças de bicicletas. Especializada em fazer objetos úteis, a linha de porta-cartões ainda ganhou um nome bem peculiar: “Rebicycling”
Também feito com correntes velhas de bicicletas, o porta objetos é feito à mão pela empresa Resource Revival. Chega de deixar um monte de moedas espalhado por aí.
Este relógio de parede foi feito pelo alemão Andreas Dober, que utilizou engrenagem motorizada e correntes. Super compacto, o relógio e relógio é bem estiloso. Incrível, não?
Já esta mesa no estilo steampunk foi criada pelo designer Del Cruiser. Ele utilizou coroas e catracas de vários tamanhos, todos soldados na estrutura da mesa, sob o tampo de vidro. Suas visitas não vão duvidas do seu comprometimento com o reaproveitamento e com a sustentabilidade.
*Informações GreenDiary e Ciclo Vivo

Faça você mesmo sua própria luminária com anéis de latinha



Por Mariana Montenegro Nenhum Comentário
Quer mudar a decoração da sua casa mas não sabe por onde começar? Aprenda a criar sua própria luminária com anéis de latinha.
A peça serve para iluminar qualquer cantinho de mesa e dá um novo clima ao ambiente, sem contar o mérito de ter sido feita por você.
A ideia é do designer norte-americano Sean Michael Ragan, que adotou o reaproveitamento dos anéis de latinha. As latas de alumínio são alguns dos itens mais reciclados no Brasil, mas tirar o anel antes de enviar para a reciclagem pode ser muito valioso.
Você vai precisar de uma base para luminária, anéis de latinha e um alicate de corte. Primeiro, procure limpar com detergente todos os os anéis que serão usados e deixe-os secar.
Com todos eles limpos e prontos, comece dobrando um por um ao meio para que sejam pendurados em uma das bases da luminária. Recomenda-se começar pela haste superior.
Faça as carreiras seguintes com os anéis inteiros, sem dobrar, mas será preciso cortar uma fenda no lado maior do lacre para ser encaixado de forma intercalada nos que já estão fixos.
Repita o processo até que toda a base esteja coberta pelos anéis.
Depois, use um pedaço de arame para fazer a haste interior.
Para quem desejar fazer uma luminária colorida, pode optar pelos anéis de latas diferentes.
Escolha os de sua preferência e divirta-se! Só não use uma lâmpada potente, pois o calor será absorvido pelo alumínio e alguém poderá se queimar acidentalmente. Use uma lâmpada “fria”.
*Informações Make Projects e Ciclo Vivo

sábado, 7 de julho de 2012

Simplicidade e funcionalidade em lojas dentro de contêineres



Por Daniel Accioly Nenhum Comentário
Uma ideia simples, mas extremamente certeira e sustentável. O conceito de reaproveitamento da empresa Container chama a atenção e já apresenta bons resultados. Usar conêineres de metal de transporte de cargas em embarcações foi uma iniciativa do empresário André Krai, que conheceu lojas em estrutura de metal em Cingapura.
A empresa já conta com três marcas licenciadas: Container Ecology Store, Container Express Hotel e  Coca-Cola Clothing. Já é possível adquirir a franquia dessas marcas e existem mais de 70 unidades espalhadas pelo Brasil. Cada unidade franqueada tem investimento inicial entre R$ 70 mil e R$ 280 mil.
O investimento inicial do empresário foi de R$ 3 milhões, e considerando a boa aceitação nesse nicho, o retorno se apresenta como inevitável. A empresa, 100% brasileira, oferece uma solução para um produto de difícil decomposição, que depois de um certo tempo de uso, é descartado pelas empresas,, tendo como principais destinos terrenos baldios e ferros-velhos. Os contêineres têm suas vidas úteis prolongadas, com surpreendente beleza.
Saiba mais sobre o projeto vendo o video abaixo:
* Com informações de Estado de S.Paulo

Total de visualizações de página

Wikipedia

Resultados da pesquisa

Seguidores