sexta-feira, 26 de junho de 2020

PLANO DE ATIVIDADE DA ELETIVA DE PRODUÇÃO CULTURAL

GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DO CEARÁ
19ª COORDENADORIA REGIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO
E.E.M.T.I. PRESIDENTE GEISEL

PLANO DE ATIVIDADES DAS ELETIVAS

SEMESTRE:
ANO LETIVO: 2020
PROFESSOR(A): MARIA CELESTE BRAGA SALES PINHEIRO
NOME DA ELETIVA: PRODUÇÃO CULTURAL
CÓDIGO E EIXO DA ELETIVA: CHS034 (CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS)
TEMPO ELETIVO: 3º (QUARTA-FEIRA)

CONTEÚDO(S)
ATIVIDADE(S)
AVALIAÇÃO (S)
DATA E FORMA DEVOLUTIVA DAS ATIVIDADES

















ORGANIZAÇÃO DOS ENCONTROS

AULAS 1 E 2 – Introdução do conteúdo (presencial)
Aulas 3 e 4 – xxx

MARIA CELESTE BRAGA SALES PINHEIRO
Criado em: 17 de abr.17 de abr.
DIA BOM! PARECE QUE AGORA VAMOS! QUANDO EXPLIQUEI PRA VCS O QUE ERA PRODUÇÃO CULTURAL, ACREDITO QUE TAMBÉM EXPLIQUEI QUE VCS SERIAM OS AGENTES PRODUTORES. ENTÃO...

MARIA CELESTE BRAGA SALES PINHEIRO22 de abr.
MÃOS À OBRA! LEMBRAM QUE EU LANÇARIA ALGUNS DESAFIOS E QUE O PRIMEIRO DELES SERIA O DA COSTURA? SE VC TEM MATERIAL APROPRIADO, TENTE CONFECCIONAR MÁSCARAS PARA USO INDIVIDUAL. O VÍDEO ABAIXO PODE AJUDÁ-LO NA CONFECÇÃO: https://www.youtube.com/watch?v=JxKpx-cgLjw
MARIA CELESTE BRAGA SALES PINHEIRO22 de abr.
APÓS A CONFECÇÃO, COMPARTILHE A SUA PRODUÇÃO.
MARIA CELESTE BRAGA SALES PINHEIRO22 de abr.
CASO PREFIRA FAZER OUTRA ATIVIDADE DE PRODUÇÃO CULTURAL, SINTA-SE À VONTADE. SÓ NÃO ESQUEÇA DE COMPARTILHAR COMIGO A PRODUÇÃO DE SUA ESCOLHA. CANTO DANÇA DESENHO PINTURA POESIA MODA MAQUIAGEM CABELO RECICLAGEM OUTRA...
MARIA CELESTE BRAGA SALES PINHEIRO22 de abr.
A MINHA ATIVIDADE É DE RECICLAGEM COM MATERIAL DE CONSTRUÇÃO DESCARTADO.
MARIA CELESTE BRAGA SALES PINHEIRO22 de abr.
ESPEREM PARA CONFERIR.
MARIA CELESTE BRAGA SALES PINHEIRO26 de abr.
PARA QUEM INTERESSAR: BLOG TODO ENGENHO É UMA ARTE - mcbelartes.blogspot.com.br
MARIA CELESTE BRAGA SALES PINHEIRO26 de abr.
MÁSCARA SEM ELÁSTICO E SEM COSTURA - https://www.youtube.com/watch?v=P9aHaclb3Ws
MARIA CELESTE BRAGA SALES PINHEIRO29 de abr.
NÓS DIVIDIMOS NOSSAS AULAS EM ATIVIDADES DE PRODUÇÃO CULTURAL (DANÇA, CANTO, TEATRO, DESENHO, PINTURA, FOTOGRAFIA...) E REUTILIZAÇÃO / RECICLAGEM DE OBJETOS DESCARTADOS. COM ESSA FINALIDADE / OBJETIVO SUGIRO QUE VCS ACESSEM OS CANAIS DO YOU TUBE, FACE E OU INSTAGRAM E ESCOLHAM UMA DAS SUGESTÕES QUE LHES PAREÇA MAIS ÚTIL PARA REPRODUZIR.
MARIA CELESTE BRAGA SALES PINHEIRO29 de abr.
COMO SUGESTÃO, PARTICIPE DO GRUPO TODO ENGENHO É UMA ARTE - QUE VC ENCONTRA NO FACE. ESTE É O GRUPO OFICIAL DESTA ELETIVA. APROVEITE!!!
MARIA CELESTE BRAGA SALES PINHEIRO18:07 NÓS DIVIDIMOS NOSSAS AULAS EM ATIVIDADES DE PRODUÇÃO CULTURAL (DANÇA, CANTO, TEATRO, DESENHO, PINTURA, FOTOGRAFIA...) E REUTILIZAÇÃO / RECICLAGEM DE OBJETOS DESCARTADOS. COM ESSA FINALIDADE / OBJETIVO SUGIRO QUE VCS ACESSEM OS CANAIS DO YOU TUBE, FACE E OU INSTAGRAM E ESCOLHAM UMA DAS SUGESTÕES QUE LHES PAREÇA MAIS ÚTIL PARA REPRODUZIR. MARIA CELESTE BRAGA SALES PINHEIRO18:11 COMO SUGESTÃO, PARTICIPE DO GRUPO TODO ENGENHO É UMA ARTE - QUE VC ENCONTRA NO FACE. ESTE É O GRUPO OFICIAL DESTA ELETIVA. APROVEITE!!!
MARIA CELESTE BRAGA SALES PINHEIRO
Criado em: 12 de mai.12 de mai.
... ESTOU PENSANDO EM FAZER / PRODUZIR UM FESTINNET. Q TAL?!... EU VOU CANTAR E MOSTRAR MINHA ARTE NA POESIA E NO DESENHO.

MARIA CELESTE BRAGA SALES PINHEIRO
Criado em: 15 de mai.15 de mai.
GOSTARIA DE SABER O QUE ACHARAM DA PROPOSTA DE UM FESTINNET - PRODUÇÃO CULTURAL EM TEMPOS DE PANDEMIA, QUE SERIA PRODUZIR ÁUDIOS E OU VÍDEOS MOSTRANDO QUAL A SUA ARTE. SÓ PRA LEMBRAR, ARTESANATO DE RECICLAGEM OU NÃO TÁ VALENDO. CLARO! VC SÓ PRECISA GRAVAR O PROCESSO E ENVIAR PARA NOSSO ENDEREÇO DE E-MAIL INSTITUCIONAL. AQUI ESTÃO 2 ENDEREÇOS DE BLOGS DE APOIO PARA O ACOMPANHAMENTO DA ELETIVA DE PRO CULTURAL https://mcbelartes.blogspot.com/ https://deumpedejua.blogspot.com/
AMANHÃ GOSTARIA DE RECEBER AS PRODUÇÕES DE VCS. AH! VOU APRESENTAR AS MINHAS PARA SERVIR DE... INCENTIVO OU... QUEM SABE... INSPIRAÇÃO.
MARIA CELESTE BRAGA SALES PINHEIRO21 de mai.
AMANHÃ!

MARIA CELESTE BRAGA SALES PINHEIRO
Criado em: 22 de mai.22 de mai.
UMA IDEIA PARA A ATIVIDADE DE HOJE É O QUE MUITOS ARTISTAS TÊM FEITO EM SEUS CANAIS DE YOUTUBE. EU ESCOLHI ESTE VÍDEO PELO FATO DE QUE ADORO MÔNICA SALMASO E ESTA MÚSICA QUE ELA ESCOLHEU CANTAR EM PARCERIA COM SEU COLEGA PEDRO MIRANDA. ALÉM DISSO AINDA APROVEITA PARA DAR UM RECADINHO PARA OS DE QUARENTENA. https://www.youtube.com/watch?v=sQ5KnfDORjM
MARIA CELESTE BRAGA SALES PINHEIRO22 de mai.
AINDA TÔ ESCOLHENDO A MÚSICA PARA CANTAR. CALMA AÍ!
MARIA CELESTE BRAGA SALES PINHEIRO22 de mai.
COMO ADOOOORO LAURA PAUSINI, ESCOLHI UMA DE SUAS MÚSICAS: PIÙ DI IERI - MAIS QUE ONTEM.

MARIA CELESTE BRAGA SALES PINHEIRO
Criado em: 22 de mai.22 de mai.
MARIA CELESTE BRAGA SALES PINHEIRO22 de mai.
PRIMEIRA PARTE DO COMBINADO CUMPRIDO! FOI, DIGAMOS... LIBERTADOR. KKKKKKK
MARIA CELESTE BRAGA SALES PINHEIRO22 de mai.
DÁ UM DESCONTO!!! EU ME ESFORCEI.

MARIA CELESTE BRAGA SALES PINHEIRO
Criado em: 29 de mai.29 de mai.
COMO HAVIA PROMETIDO PARTICIPAR INTERAGINDO, PRODUZINDO "ARTE " / CULTURA, PUBLICAREI MEUS DESENHOS E A POESIA, DAQUI EM INSTANTES.
MARIA CELESTE BRAGA SALES PINHEIRO29 de mai.
ESSA POESIA EM VERSO LIVRE FOI CRIADA PARA COMPOR O VÍDEO DA ELETIVA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, DA QUAL TAMBÉM SOU PROFESSORA. ECO: DIZ RESPEITO AO TERMO GREGO, CASA, QUE ENCONTRAMOS EM ECOLOGIA: A CIÊNCIA RESPONSÁVEL PELO ESTUDO DO MEIO AMBIENTE. ALGO PELO QUAL TENHO IMENSO RESPEITO E INTERESSE.
MARIA CELESTE BRAGA SALES PINHEIRO29 de mai.
JÁ, COM RELAÇÃO AOS DESENHOS, EU DIVIDIREI EM 3 CATEGORIAS. CADA UM COM UMA HISTORINHA OU MOTIVAÇÃO PARA A PRODUÇÃO. DAQUI A POUCO ENVIO O ENDEREÇO DE ACESSO.
MARIA CELESTE BRAGA SALES PINHEIRO29 de mai.
MARIA CELESTE BRAGA SALES PINHEIRO
Criado em: 10 de jun.10 de jun.
O QUE TE REPRESENTA...




MARIA CELESTE BRAGA SALES PINHEIRO
Criado em: 19 de jun.19 de jun.
EM TEMPOS "NORMAL" ESTARÍAMOS CHEGANDO AO FIM DE NOSSA ELETIVA E SERIA A HORA DE PREPARAR NOSSAS APRESENTAÇÕES DE CULMINÂNCIA. UNS APRESENTARIAM SUAS PRODUÇÕES DE PROPAGANDAS, OUTROS AS SUAS RECRIAÇÕES E RELEITURAS DE OBRAS DE ARTE; UNS APRESENTARIAM SUA CENA DE NOVELA OU FILME PREFERIDO, OUTROS MOSTRARIAM EM UM DESFILE DE MODA ROUPAS, CABELO E MAQUIAGEM; ENFIM... PESQUISANDO ALGO SOBRE ESSE ÚLTIMO - MAQUIAGEM, ENCONTREI ALGUNS VÍDEOS BEM INTERESSANTES MAKEUP ESPECIAL DE TRANSFORMAÇÃO http://mcbelartes.blogspot.com/
MARIA CELESTE BRAGA SALES PINHEIRO19 de jun.
APROVEITEM E VEJAM A História do Batom, por Rita Von Hunty
MARIA CELESTE BRAGA SALES PINHEIRO19 de jun.
MODA: HISTÓRIA E MAIS...
MARIA CELESTE BRAGA SALES PINHEIRO19 de jun.
O CABELO NA HISTÓRIA - EDUARDO BUENO


MARIA CELESTE BRAGA SALES PINHEIRO
Criado em: 12:08
BOM DIA! HOJE SERÁ ENVIADA A ÚLTIMA ATIVIDADE DE NOSSA ELETIVA. O PRAZO DE ENTREGA SERÁ ATÉ 29 DE JUNHO, SEGUNDA. PESQUISE SOBRE CULTURA. APÓS A PESQUISA, DESENVOLVA UM RESUMO SOBRE O TEMA. SEU RESUMO DEVE CONTER A DEFINIÇÃO DO TERMO E QUAL A SUA CONTRIBUIÇÃO NA PRODUÇÃO OU MANUTENÇÃO CULTURAL LOCAL E EXEMPLOS ONDE FORAM EMPREGADOS, OU SEJA, ONDE NÓS ENCONTRAMOS EXEMPLOS DESSAS PRÁTICAS CULTURAIS EM NOSSA CIDADE E ADJACÊNCIAS.
ADJACÊNCIAS: CRATO, JUAZEIRO E BARBALHA.

sexta-feira, 19 de junho de 2020

O CABELO NA HISTÓRIA - EDUARDO BUENO

MODA: HISTÓRIA E MAIS...

 



Os seres humanos desde o começo passaram a se cobrir com peles de animais para se proteger do clima e, com o tempo, essa proteção foi se tornando cada vez mais sinónimo de poder e status.

O surgimento da moda 

A moda surgiu em meados do século XV no início do renascimento europeu.

A palavra moda significa costume e provém do latim modus.

No período Bizantino, dava-se valor às túnicas. Os bizantinos da classe alta vestiam túnicas feitas de seda e decoradas com pérolas e pedras preciosas. Enquanto que as classes inferiores usavam mantos simples e retangulares.
Os acessórios deste período também ficaram famosos por mesclar referências góticas com ornamentos árabes e por conter muito dourado e símbolos religiosos.
A partir da Idade Média, as roupas eram diferentes seguindo um padrão que aumentava segundo a classe social, houve até leis que restringiam tecidos e cores somente aos nobres. Os mais pobres usavam roupas na cor azul, que era feita com ureia, encontrada em abundância, pois os tintureiros tomavam muitas bebidas alcoólicas, faziam a urina em baldes, e essa era utilizada para tingir as peças de tecido.

A burguesia que não era nobre, mas era rica, passou a imitar o estilo nobre das roupas iniciando um processo de grande trabalho aos costureiros que a partir de então, eram obrigados a produzirem diferentes estilos para diferenciar os nobres dos burgueses.

Décadas de 1920 a 1950

Nessa época, a moda já estava livre dos espartilhos do século XIX. As saias já mostram mais as pernas e o colo. Na maquilhagem, a tendência era o batom. A boca era carmim, em forma de coração. A maquilhagem era forte nos olhos, as sobrancelhas eram tiradas e o risco pintado a lápis. A tendência era ter a pele bem branca.
Moda de 1925
OBS: A moda teve o seu marco nas décadas de 60 e 70, com a influência de "mods" "skinheads" que buscavam um meio alternativo de se vestir. Eles destruíam roupas clássicas e misturavam com roupas quotidianas, no entanto o mercado viu a necessidade de fazer roupas finas que atendesse aquele público que queria sair do clássico.
Foi a época de Hollywood em alta, e a maioria dos grandes estilistas da época, como Coco Chanel e Jean Patou, criaram roupas para grandes estrelas.
Foi uma década de prosperidade e liberdade, animada pelo som das jazz-bands e pelo charme das melindrosas, as mulheres modernas da época, que frequentavam os salões e traduziam em seu comportamento e modo de vestir o espírito da também chamada Era do Jazz.
A silhueta dos anos 1920 era tubular, os vestidos eram mais curtos, leves e elegantes, com braços e costas à mostra. O tecido predominante era a seda. Os novos modelos facilitavam os movimentos frenéticos exigidos pelo charleston - dança vigorosa, com movimentos para os lados a partir dos joelhos. As meias eram em tons de bege, sugerindo pernas nuas. O chapéu, até então acessório obrigatório, ficou restrito ao uso diurno. O modelo mais popular era o "cloche", enterrado até os olhos, que só podia ser usado com os cabelos curtíssimos, a "la garçonne", como era chamado. A mulher sensual era aquela sem curvas, sem seios e com quadris pequenos. A atenção estava toda voltada aos tornozelos.
A sociedade dos anos 1920, além da ópera ou do teatro, também frequentava os cinematógrafos, que exibiam os filmes de Hollywood e seus astros, como Rodolfo Valentino e Douglas Fairbanks. As mulheres copiavam as roupas e os trejeitos das atrizes famosas, como Gloria Swanson e Mary Pickford. A cantora e dançarina Josephine Baker também provocava alvoroço em suas apresentações, sempre em trajes ousados.
Em 1927, Jacques Doucet (1853-1929), figurinista francês, subiu as saias ao ponto de mostrar as ligas rendadas das mulheres - um verdadeiro escândalo aos mais conservadores. Foi a época da estilista Coco Chanel, com seus cortes retos, capas, blazers, cardigãs, colares compridos, boinas e cabelos curtos. Durante toda a década Chanel lançou uma nova moda após a outra, sempre com muito sucesso.
Figurinistas da década de 1920
  • Jacques Doucet (1853-1929), um figurinista francês, em 1927, subiu as saias para mostrar as ligas rendadas.
  • Coco Chanel criou a moda dos cortes retos, capas, blazers, cardigãs, colares compridos, boinas e cabelos curtos.
  • Jean Patou, estilista francês teve o foco na criação de roupas desportivas. Inclusive para a tenista Suzanne Lenglen. Também revolucionou a moda da praia, com seus maiôs.
Nos anos 1930 com a popularização dos desportes, novos modelos de roupas surgiram, como o short, que veio a partir do uso das bicicletas. Essa também foi à época dos maiôs, sweaters e óculos escuros, usados pelos astros de cinema. Houve também a redescoberta das formas do corpo da mulher. As saias ficaram longas e os vestidos passaram a ter corte reto. As bolsas mantiveram um tamanho pequeno, mas no final da década, gradualmente foram ficando largas e mais sofisticadas, sendo fabricadas com diversos tipos de couro.
Nos anos 40, todas as atenções estavam voltadas para a segunda guerra mundial. A silhueta era em estilo militar, o corte reto e masculino, com casacos de ombros acolchoados. As saias eram mais curtas e as calças compridas se tornaram práticas. Como o nylon e a seda estavam em falta naquela época, as meias finas desapareceram do mercado e foram trocadas pelas meias soquetes. Além disso, o tweed, tecido pesado e resistente, era muito usado pela população. Foi na década de 40 que os calçados começaram a ser fabricados em massa. As indústrias trocaram o couro por materiais sintéticos e de borracha. Dessa forma, os estilistas começaram a incorporar nos calçados outros tipos de matérias, como cortiça e solados de madeira presos por grampos.
Nos anos 1950, com o fim da guerra, a mulher tornou-se mais feminina e glamurosa. Nesta época a silhueta feminina esteve presente e, com o fim da escassez dos cosméticos do pós-guerra, a beleza se tornaria um tema de grande importância. Outra forte tendência foi à vinda da moda colegial, que teve origem no sportswear. As moças usavam saias rodadas, calças cigarrete até os tornozelos, sapatos baixos, suéter e jeans. Já o cinema lançou a moda do garoto rebelde, que vestia jaqueta de couro e calça jeans. Ao final dos anos 50, a confeção se apresentava como a grande oportunidade de democratização da moda, que começou a fazer parte da vida quotidiana. O salto agulha passou a ser uma novidade e o acrílico tornou-se um novo tipo de material para calçados.

Décadas de 1960 e 1970

Ver artigo principal: Moda na década de 1960
Hippies
Então As roupas nas décadas de 1960 e 1970, época dos hippies, transmitiam a paz e amor e os lemas da época eram por cores alegres e estampas floridas, demonstrando sensibilidade, romantismo, descontração e bom humor, como também a liberdade de expressão perante o regime ditatorial em países como o Brasil, Chile e França.

MAKEUP ESPECIAL DE TRANSFORMAÇÃO

 


Total de visualizações de página

Wikipedia

Resultados da pesquisa

Seguidores