
Tango | |
---|---|
Um espetáculo de tango em Buenos Aires. | |
Origens estilísticas | Polka, Habanera, Milonga |
Contexto cultural | Entre 1850 e 1890, na Argentina e Uruguai |
Instrumentos típicos | Acordeão, Bandoneón, piano, violão, violino e contrabaixo |
Popularidade | Muito popular nas áreas urbanas da Bacia do Prata e na Europa. |
Formas derivadas | Maxixe, Tango Cayengue |
Subgêneros | |
Tango finlandês, nuevo tango, tango argentino, tango de salão | |
Gêneros de fusão | |
Tango eletrônico | |
Formas regionais | |
Argentina, Uruguai, Europa |
Índice
Origem da música
Sua origem encontra-se na área de Rio da Prata, na América do Sul, nas cidades de Buenos Aires e Montevidéu.A música do tango não tem uma origem muito clara. De acordo com estudos que não dispõem de numerosa documentação, o tango descenderia da habanera e se interpretava nos prostíbulos de Buenos Aires e Montevidéu, nas duas últimas décadas do século XIX, com violino, flauta e guitarra (violão). Nessa época inicial era dançado por dois homens, daí o fato dos rosto virados, sem se fitar. Depois, já nos anos 1910, como o sucesso em Paris foi aceito pela aristocracia platina.1
O escritor argentino Jorge Luis Borges afirmou que por suas características o tango só poderia ter nascido em Montevidéu ou Buenos Aires. O bandoneón, que atualmente caracteriza o tango, chegou à região do Rio da Prata por volta do ano 1900, nas maletas de imigrantes alemães. Não existem muitas partituras da época, pois os músicos de tango não sabiam escrever a música e provavelmente interpretavam sobre a base de melodias já existentes, tanto de habaneras como de polcas.
Características
O Tango mescla o drama, a paixão, a sexualidade, a agressividade, é sempre e totalmente triste. Como dança é "duro", masculino, sem meneios femininos, a mulher é sempre submissa. O ritmo é sincopado, tem um compasso binário. A síncope é de uma nota tocada no tempo fraco que se prolonga até um tempo forte, o que movimenta a música e desloca acentuação do ritmo.1Época de ouro
|
||||
---|---|---|---|---|
Património Mundial da UNESCO | ||||
Tipo | Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade | |||
Critérios | [[Anexo:Critérios de seleção de Património Mundial|]] | |||
Referência | [1] | |||
Região** | Américas | |||
Histórico de inscrição | ||||
Inscrição | 2009 (XXXIII sessão) | |||
* Nome como inscrito na lista do Património Mundial. ** Região, segundo a classificação pela UNESCO. |
O Tango foi considerado um Patrimonio Cultural da Humanidade da Unesco1 em 30 de setembro de 2009, em Dubai.
Existiu também o tango brasileiro muito em voga no início do século vinte no Rio de Janeiro. Muitos dizem que ele nada mais era que uma denominação do maxixe, devido ao fato de este ter sido proibido.Daí editarem as canções com o gênero descrito por "tango brasileiro". Outros contestam essa história dizendo que há diferença entre o tango brasileiro e o maxixe e esta se daria pela presença de uma pausa na primeira semicolcheia do primeiro tempo, que o tango não possuiria.
Estilo do tango
Há diferentes tendências em seu estilo. O tango-canção, tango canyengue, o tango milonga, tango romanzae o tango jazz. Hoje em dia é possível até encontrar estilos como tango rock e electrotango, ou tango eletrônico.Compositores
Alguns compositores tradicionais do tango:- Alfredo Le Pera
- Ángel Villoldo
- Aníbal Troilo
- Ástor Piazzolla
- Carlos di Sarli
- Carlos Gardel
- Edgardo Donato
- Eduardo Arolas
- Enrique Santos Discépolo
- Francisco Canaro
- Gerardo Matos Rodríguez
- Hugo del Carril
- Julio Sosa
- Osvaldo Fresedo
- Osvaldo Pugliese
- Juan D'Arienzo
- Roberto Firpo
- Francisco Lomuto
Notas
- ↑ Ir para: a b c Tango Conf. Marcelo Copello - Revista Gosto Nº7 Fev. 2010 - Editora Isabella
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.