Pontilhismo
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O Pontilhismo (também designado por Divisionismo), é uma técnica de pintura, saída do movimento impressionista, em que pequenas manchas ou pontos de cor provocam, pela justaposição, uma mistura óptica nos olhos do observador (imagem).
Esta técnica baseia-se na lei das cores complementares, avanço científico impulsionado no século XIX, pelo químico Michel Chevreul. Trata-se de uma consequência extrema dos supostos ensinamentos dos impressionistas, segundo os quais as cores deviam ser justapostas e não entre mescladas, deixando à retina a tarefa de reconstruir o tom desejado pelo pintor, combinando as diversas impressões registradas.
A técnica de utilização de pontos coloridos justapostos também pode ser considerada o culminar do desprezo dos impressionistas pela linha, uma vez que esta é somente uma abstração do Homem para representar a natureza.
Esta técnica foi criada na França, com grande impulso de Georges Seurat e Paul Signac, em meados do século XIX.
Georges Seurat
Georges Seurat (1859-1891), é aquele que se pode considerar o iniciador desta corrente artística. O seu grande contributo inovador consistiu na decomposição prismática da cor e na mistura óptica que ela provoca, deixando para segundo plano a representação do instante luminoso que tanto havia apaixonado os impressionistas. Suas obras podem ser consideradas o ponto máximo atingido pelo pontilhismo, tal como Tarde de Domingo na Ilha de Grande Jatte e a obra-prima inacabada O Circo.Brasil
No Brasil, diversos artistas atuantes no período da Primeira República (1889-1930) empregaram procedimentos
A Música-Painel Central do Foyer do Theatro Municipal do Rio de Janeiro-Óleo sobre tela-7 m x 16 m-Pintura de Eliseu Visconti-1916
Outras obras
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La Parade, (1889) - Georges Seurat
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Une baignade à Asnières, (1884) - Georges Seurat
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La calanque, (1906) - Paul Signac
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O circo (obra inacabada), 1891 - Georges Seurat
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