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militar
que precede as tropas em ataque durante uma batalha. Daí deduz-se que
vanguarda é aquilo que "está à frente". Desta forma, todo aquele que
está à frente de algo e portanto aquele que está à frente do seu tempo
em uma atitude poderia se intitular como pertencente a uma vanguarda.
Desta dedução surge a definição adotada por uma série de movimentos artísticos e políticos do fim do século XIX e início do século XX. As vanguardas europeias ou os movimentos europeus de vanguarda eram aqueles que, segundo seus próprios autores, guiavam a cultura de seus tempos, estando de certa forma à frente deles. Muitos destes movimentos acabaram por assumir um comportamento próximo ao dos movimentos políticos: possuíam militantes, lançavam manifestos e acreditavam que a verdade encontrava-se com eles.
Muitos outros artistas e movimentos artísticos, posteriores, por sua atitude semelhante a das vanguardas europeias canônicas, poderiam ser referidos pelo termo vanguarda, sendo usual, porém, utilizarmos o termo somente para os artistas participantes daquelas, especialmente para fins didáticos.
Octavio Paz utiliza o termo para definir qualquer estética considerada "fundadora", que represente uma ruptura nos padrões artísticos de sua época.
A expressão começou a ser usada na década de 1860, por ocasião do Salon des Refusés (O Salão dos Recusados), onde os artistas excluídos do Salon de Paris estavam expondo.
Os principais movimentos que se destacaram foram:
Nas artes plásticas, costuma-se situar o germinar da arte moderna do século XX com os experimentos estéticos realizados por Paul Cézanne nas décadas de 1870 e 80. A percepção do espaço pictórico estudado por Cézanne é considerado um ponto de partida para a obra de diversos artistas vindouros e gera o início de linhas paralelas de evolução da arte européia.
Cada uma das vanguardas que surgiriam nas décadas seguintes interpretariam de formas diferentes esses estudos e os seguiriam de diversas formas.
Ver artigo principal: Vanguarda positiva
Ver artigo principal: Vanguarda negativa
Vanguarda (deriva do francês avant-garde) em sentido literal faz referência ao batalhão
Desta dedução surge a definição adotada por uma série de movimentos artísticos e políticos do fim do século XIX e início do século XX. As vanguardas europeias ou os movimentos europeus de vanguarda eram aqueles que, segundo seus próprios autores, guiavam a cultura de seus tempos, estando de certa forma à frente deles. Muitos destes movimentos acabaram por assumir um comportamento próximo ao dos movimentos políticos: possuíam militantes, lançavam manifestos e acreditavam que a verdade encontrava-se com eles.
Muitos outros artistas e movimentos artísticos, posteriores, por sua atitude semelhante a das vanguardas europeias canônicas, poderiam ser referidos pelo termo vanguarda, sendo usual, porém, utilizarmos o termo somente para os artistas participantes daquelas, especialmente para fins didáticos.
Octavio Paz utiliza o termo para definir qualquer estética considerada "fundadora", que represente uma ruptura nos padrões artísticos de sua época.
Índice
Origem

A pintura de Cézanne abriu caminho para as várias experimentações estéticas que viriam a caracterizar as pinturas do início do Século XX.
Os principais movimentos que se destacaram foram:
- Futurismo (1909-1914)
- Cubismo (1907-1916)
- Dadaísmo (1916-1922)
- Surrealismo (1895)
O advento do moderno
Na literatura, a data do advento do moderno é considerada, normalmente, a do surgimento da poesia em prosa de Charles Baudelaire e de Folhas da relva de Walt Whitman, de 1855, o primeiro livro de poemas em verso livre.Nas artes plásticas, costuma-se situar o germinar da arte moderna do século XX com os experimentos estéticos realizados por Paul Cézanne nas décadas de 1870 e 80. A percepção do espaço pictórico estudado por Cézanne é considerado um ponto de partida para a obra de diversos artistas vindouros e gera o início de linhas paralelas de evolução da arte européia.
Cada uma das vanguardas que surgiriam nas décadas seguintes interpretariam de formas diferentes esses estudos e os seguiriam de diversas formas.
Movimentos vanguardistas
Como citado acima, o termo pode se aplicar a qualquer movimento que proponha uma nova visão da arte. No entanto, costuma-se associá-lo principalmente aos movimentos ocorridos no período pós-Impressionismo e anterior à pós-modernidade. Nesse caso, costuma-se classificá-los em vanguardas positivas e vanguardas negativas, embora muitos movimentos (como os expressionismos) fujam a esta divisão.Vanguardas europeias
É o conjunto de tendências que atua principalmente no campo das artes. Os textos seguintes registram alguns dos princípios fundamentais dos movimentos de vanguarda europeus do início do século XX. Cronologicamente, tais manifestações artísticas surgiram em torno da 1º Guerra Mundial, compreendendo o período que a antecedeu e o período que a sucedeu - quando então o mundo já se preparava para a 2º Guerra Mundial.- Expressionismo (1905-1933)
- Cubismo (1907-1914)
- Futurismo (1909-1914)
- Dadaísmo (1916-1922)
- Surrealismo (1924)
Vanguardas positivas

Vanguardas negativas

No Brasil
Destaca-se a atuação de grupos como o Pau-Brasil e o Movimento antropófago, que são reconhecidos internacionalmente como tal, o primeiro próximo do cubismo e do dadaísmo, o segundo próximo do surrealismo, ambos com a mesma origem primitivista de vários dos mais importantes movimentos vanguardistas europeus. Várias tendências das vanguardas européias convergiram na Semana de Arte Moderna de 1922, ocorrida em São Paulo, tornada um marco no modernismo brasileiro.Referências
Ver também
- Música de vanguarda
- Arquitetura moderna
- Cinema de vanguarda
- Poesia de vanguarda
- Poesia moderna
- Modernidade
- Modernismo
- Semana de Arte Moderna de 1922
Ligações externas
- Vanguardas européias - em português
- As vanguardas e o Modernismo - em português
- Sítio do MAC-USP - em português
- Vanguarda russa - em inglês
Bibliográficas
- ARGAN, Giulio Carlo; Arte moderna; São Paulo: Editora Companhia das Letras, 1992
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