quinta-feira, 5 de abril de 2012

As Cores

 

Cor

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Cores do espectro visível
Cor Comprimento de onda Frequência
vermelho ~ 625-740 nm ~ 480-405 THz
laranja ~ 590-625 nm ~ 510-480 THz
amarelo ~ 565-590 nm ~ 530-510 THz
verde ~ 500-565 nm ~ 600-530 THz
ciano ~ 485-500 nm ~ 620-600 THz
azul ~ 440-485 nm ~ 680-620 THz
violeta ~ 380-440 nm ~ 790-680 THz
Espectro Contínuo
Feito para monitores na gamma 1.5.
A cor é uma percepção visual provocada pela ação de um feixe de fotons sobre células especializadas da retina, que transmitem através de informação pré-processada no nervo óptico, impressões para o sistema nervoso.
A cor de um material é determinada pelas médias de frequência dos pacotes de onda que as suas moléculas constituintes refletem. Um objeto terá determinada cor se não absorver justamente os raios correspondentes à frequência daquela cor.
Assim, um objeto é vermelho se absorve preferencialmente as frequências fora do vermelho.
A cor é relacionada com os diferentes comprimento de onda do espectro eletromagnético. São percebidas pelas pessoas, em faixa específica (zona do visível), e por alguns animais através dos órgãos de visão, como uma sensação que nos permite diferenciar os objetos do espaço com maior precisão.
Considerando as cores como luz, a cor branca resulta da sobreposição de todas as cores primárias(amarelo, azul e vermelho), enquanto o preto é a ausência de luz. Uma luz branca pode ser decomposta em todas as cores (o espectro) por meio de um prisma. Na natureza, esta decomposição origina um arco-íris. Observação: Cores primárias são cores indecomponíveis, sendo o vermelho, o amarelo e o azul. Desde as experiências de Le Blond, em 1730, essas cores vêm sendo consideradas primárias.

Índice

[esconder]

[editar] Teoria da cor

Cor, frequência e energia da luz
Cor \lambda \,\!/nm \nu \,\!/1014 Hz \nu_b \,\!/104 cm−1 E \,\!/eV E \,\!/kJ mol−1
Infravermelho >1000 <3.00 <1.00 <1.24 <120
Vermelho 700 4.28 1.43 1.77 171
Laranja 620 4.84 1.61 2.00 193
Amarelo 580 5.17 1.72 2.14 206
Verde 530 5.66 1.89 2.34 226
Azul 470 6.38 2.13 2.64 254
Violeta 420 7.14 2.38 2.95 285
Ultravioleta próximo 300 10.0 3.33 4.15 400
Ultravioleta distante <200 >15.0 >5.00 >6.20 >598

Mapa de cores. Observar que cada cor é sempre a intermediária entre as duas vizinhas e que diametralmente opostas estão as cores complementares
Quando se fala de cor, há que distinguir entre a cor obtida aditivamente (cor luz) ou a cor obtida subtractivamente (cor pigmento).
No primeiro caso, chamado de sistema RGB, temos os objectos que emitem luz (monitores, televisão, Lanternas, etc.) em que a adição de diferentes comprimentos de onda das cores primárias de luz Vermelho + Azul (cobalto) + Verde = Branco.
No segundo sistema (subtractivo ou cor pigmento) iremos manchar uma superfície sem pigmentação (branca) misturando-lhe as cores secundárias da luz (também chamadas de primárias em artes plásticas); Ciano + Magenta + Amarelo.
Este sistema corresponde ao "CMY" das impressoras e serve para obter cor com pigmentos (tintas e objetos não-emissores de luz). Subtraindo os três pigmentos temos uma matiz de cor muito escura, muitas vezes confundido com o preto.
O sistema "CMYK" é utilizado pela Indústria Gráfica nos diversos processo de impressão, como por exemplo: o Off-Set, e o processo Flexográfico, bastante usado na impressão de etiquetas e embalagens.
O "K" da sigla "CMYK" corresponde à cor "Preto" (em inglês, "Black"), sendo que as outras são:
  • C = Cyan (ciano)
  • M = Magenta
  • Y = Yellow (amarelo)
  • K = Black (preto)
Alguns estudiosos afirmam que a letra "K" é usada para o "Preto" ("Black") como referência a palavra "Key", que em inglês significa "Chave". O "Preto" é considerado como "cor chave" na Indústria Gráfica, uma vez que ele é usado para definir detalhes das imagens. Outros afirmam que a letra "K" da palavra "blacK" foi escolhida pois, a sigla "B" é usada pelo "Blue" = "Azul" do sistema RGB.
As cores primárias de luz são as mesmas secundárias de pigmento, tal como as secundárias de luz são as primárias de pigmento. As cores primárias de pigmento combinadas duas a duas, na mesma proporção, geram o seguinte resultado:
  • magenta + amarelo = vermelho
  • amarelo + ciano = verde
  • ciano + magenta = azul cobalto
Focos de luz primária combinados dois a dois geram o seguinte resultado:
  • azul cobalto + vermelho = magenta
  • vermelho + verde = amarelo
  • verde + azul cobalto = ciano.
A principal diferença entre um corpo azul (iluminado por luz branca) e uma fonte emissora azul é de que o pigmento azul está a absorver o verde e o vermelho refletindo apenas azul enquanto que a fonte emissora de luz azul emite efetivamente apenas azul. Se o objeto fosse iluminado por essa luz ele continuaria a parecer azul. Mas, se pelo contrário, ele fosse iluminado por uma luz amarela (luz Vermelha + Verde) o corpo pareceria negro.
Note-se ainda que antes da invenção do prisma e da divisão do espectro da luz branca (veja também difração), nada disto era conhecido, pelo que ainda hoje é ensinado nas nossas escolas que Amarelo/Azul/Vermelho são as cores primárias das quais todas as outras são passíveis de ser fabricadas, o que não é incorreto. As cores percebidas por nossos receptores visuais não correspondem as cores encontradas na Natureza.
Na Natureza amarelo, azul e vermelho são as cores de onde todas as outras se originam a partir de suas combinações:
  • amarelo + azul = verde
  • vermelho + amarelo = laranja
  • azul + vermelho = roxo.
A combinação de cores primárias formam cores secundárias, que combinadas com cores secundárias formam cores terciárias e assim por diante.
Veja o artigo principal sobre Teoria da Cor

[editar] Medição e reprodução

A fim de se poder ajustar os emissores luminosos (lâmpadas, e monitores em geral – displays) com a percepção natural do olho humano, para o qual são projetados e construídos, é preciso criar parâmetros de medida das cores. Os três parâmetros básicos são:
Matiz – corresponde à intensidade espectral de cor (isto é, qual o comprimento de onda dominante);
Brilho – corresponde à intensidade luminosa (isto é, mais brilho, mais luz, mais "claridade");
Saturação – corresponde à pureza espectral relativa da luz (alta saturação = cor bem definida dentro de estreita faixa espectral; baixa saturaçao = cor "indefinida" tendendo ao branco, ampla distribuição espectral).
Interessante notar que as cores mais claras aparentam maior brilho, mas na verdade isto é devido ao efeito combinado de brilho e matiz. Também inclui-se a designação intensidade de cor, que é o efeito combinado de matiz e saturação. Um outro parâmetro que causa alguma confusão é a densidade de cor, que não diz respeito aos emissores e sim aos meios transparentes. A densidade de cor é uma medida do grau de opacidade (absorção da luz), combinado com a intensidade de cor; muito usado na avaliação de pedras preciosas.
Podemos dizer que quando dois diferentes espectros de luz tem o mesmo efeito nos três receptores do olho humano (células-cones), serão percebidos como sendo a mesma cor. A medição da cor é fundamental para se poder criá-la e reproduzí-la com precisão, em especial, nas artes gráficas, arquitetura, alimentação e sinalização. Existem diversos métodos para medição da cor, tais como a tabelas de cores, o círculo cromático e os modelos de cores.

[editar] Percepção da cor

A cor é percebida através da visão. O olho humano é capaz de perceber a cor através dos cones (Células cones). A percepção da cor é muito importante para a compreensão de um ambiente.
A cor é algo que nos é tão familiar que se torna para nós difícil compreender que ela não corresponde a propriedades físicas do mundo mas sim à sua representação interna, em nível cerebral. Ou seja, os objectos não têm cor; a cor corresponde a uma sensação interna provocada por estímulos físicos de natureza muito diferente que dão origem à percepção da mesma cor por um ser humano. Não notamos, por exemplo, nenhuma diferença fundamental na cor dos objectos familiares quando se dá uma mudança na iluminação. Para o nosso sistema visual, as cores da pele e dos rostos das pessoas e as cores dos frutos permanecem fundamentalmente invariáveis, embora seja tão difícil conseguir que esse tipo de objecto fique com a cor certa num monitor de televisão.
A cor não tem só que ver com os olhos e com a retina mas também com a informação presente no cérebro. Enquanto, com uma iluminação pobre, um determinado objecto cor de laranja pode ser visto como sendo amarelado ou avermelhado, vemos normalmente mais facilmente com a sua cor certa, laranja, porque é um objecto de que conhecemos perfeitamente a cor. E, se usarmos durante algum tempo óculos com lentes que são verdes de um lado e vermelhas do outro, depois, quando tiramos os óculos, vemos durante algum tempo tudo esverdeado, quando olhamos para um lado, e tudo avermelhado, quando olhamos para o outro. O cérebro aprendeu a corrigir a cor com que «pinta» os objectos para eles terem a cor que se lembra que eles têm; e demora algum tempo a perceber que deve depois deixar de fazer essa correcção.
A chamada constância da cor é este fenómeno que faz com que a maioria das cores das superfícies pareçam manter aproximadamente a sua aparência mesmo quando vistas sob iluminação muito diferente. O sistema nervoso, a partir da radiação detectada pela retina, extrai aquilo que é invariante sob mudanças de iluminação. Embora a radiação mude, a nossa mente reconhece certos padrões constantes nos estímulos perceptivos, agrupando e classificando fenómenos diferentes como se fossem iguais. O que vemos não é exactamente «o que está lá fora», mas corresponde a um modelo simplificado da realidade que é de certeza muito mais útil para a nossa sobrevivência.
Os organismos complexos não reagem directamente aos estímulos físicos em si, mas sim à informação sobre os estímulos representada internamente por padrões de actividade neuronal. Se os estímulos fornecem informação sobre a cor, é apenas porque a qualidade sensorial, a que chamamos cor, emerge nos mecanismos sensoriais pelo processo de aprendizagem e é por estes projectada sobre os estímulos. E uma grande variedade de combinações de estímulos muito diferentes podem gerar esse mesmo padrão de actividade neuronal correspondente a um mesmo atributo de uma qualidade sensorial. São essas qualidades sensoriais que permitem aos seres vivos detectar a presença de comida ou de predadores, sob condições de luz diferentes e em ambiente variados. Correspondem a um modelo simplificado do mundo que permite uma avaliação rápida de situações complexas e que se mostrou útil e adequado à manutenção de uma dada espécie.
O nosso sistema sensorial faz emergir todo um contínuo muito vasto de cores com as diferenças de tonalidades que nós aprendemos a categorizar, associando determinados nomes a certas bandas de tonalidade (com uma definição extremamente vaga). É este hábito humano de categorizar que nos faz imaginar que o nosso sistema nervoso faz uma detecção «objetiva» de uma determinada cor que existe no mundo exterior.

[editar] Círculo cromático

A cor pode ser representada utilizando um círculo cromático. Um círculo de cor é uma maneira de representar o espectro visível de forma circular. As cores são arrumadas em seqüência em uma circunferência na ordem da frequência espectral.

[editar] Combinação de cores

Os artistas, designers e arquitetos usam as cores para causar situações na percepção humana. As cores podem se combinar[1] para geração destes efeitos. Por exemplo, pode se conseguir, com correta combinação, um ambiente mais calmo, uma pintura mais suave, desde que usemos percentagens de cores proporcionais e relacionadas.

[editar] Cultura e influência


Lápis de cor.
Culturas distintas podem ter diferentes significados para determinadas cores. A cor vermelha foi utilizada no Império Romano, pelos nazis e comunistas. Usualmente é também a cor predominante utilizada em redes de alimentação fast food. O vermelho é a cor do sangue e naturalmente provoca uma reação de atenção nos indivíduos.
Outras cores possuem significados diferentes em culturas diferentes, como por exemplo o luto.
A COR, elemento indissociável do nosso cotidiano, exerce especial importância sobretudo nas Artes Visuais.
Na Pintura, Escultura, Arquitectura, Moda, Cerâmica, Artes Gráficas, Fotografia, Cinema, Espectáculo etc, ela é geradora de emoções e sensações.
A cor tem vida em si mesma e sempre atraiu e causou no ser humano de todas as épocas, predilecção por determinadas harmonias de acordo especialmente com factores de civilização, evolução do gosto e especialmente pelas influências e directrizes que a arte marca.
Através da teoria da cor, do uso de várias gamas cromáticas, da sua aplicação e experimentação práticas, irão ser ministrados conhecimentos que lhe permitirão descobrir e explorar por si mesmo o mundo extraordinário da "HARMONIA DAS CORES" e passar a exprimir-se com maior segurança através do cromatismo. Entre tudo cores que combinam ex.rosa e magenta, azul celeste, etc…

[editar] Tabela de cores

Nome Aparência
Marrom
Preto
Cinza escuro
Cinza
Cinzento
Prata
Pele
Branco
Bege
Amarelo
Laranja
Laranja claro
Vermelho
Escarlate
Carmesim
Carmim
Bordô
Rosa
Magenta
Vinho
Violeta
Roxo
Azul escuro
Azul
Azul claro
Ciano
Turquesa
Verde escuro
Verde
Verde claro

[editar] Psicologia das cores

Na cultura ocidental, as cores podem ter alguns significados, alguns estudiosos afirmam que podem provocar lembranças e sensações às pessoas. Às vezes, as pessoas no ano-novo colocam roupas com cores específicas para, no ano seguinte, ter o que a cor representa.
Ex: se uma pessoa passa o ano novo de verde, ela pode esperar esperança para o ano seguinte. Muitas pessoas passam de branco, esperando a paz.
  • Cinza: elegância, humildade, respeito, reverência, sutileza;
  • Vermelho: paixão, força, energia, amor, liderança, masculinidade, alegria (China), perigo, fogo, raiva, revolução, "pare";
  • Azul: harmonia, confidência, conservadorismo, austeridade, monotonia, dependência, tecnologia, liberdade, saúde;
  • Ciano: tranquilidade, paz, sossego, limpeza, frescor;
  • Verde: natureza, primavera, fertilidade, juventude, desenvolvimento, riqueza, dinheiro, boa sorte, ciúmes, ganância, esperança;
  • Roxo:velocidade, concentração, otimismo, alegria, felicidade, idealismo, riqueza (ouro), fraqueza, dinheiro;
  • Magenta: luxúria, sofisticação, sensualidade, feminilidade, desejo;
  • Violeta: espiritualidade, criatividade, realeza, sabedoria, resplandecência, dor;
  • Alaranjado: energia, criatividade, equilíbrio, entusiasmo, ludismo;
  • Branco: pureza, inocência, reverência, paz, simplicidade, esterilidade, rendição, união;
  • Preto: poder, modernidade, sofisticação, formalidade, morte, medo, anonimato, raiva, mistério, azar;
  • Castanho: sólido, seguro, calmo, natureza, rústico, estabilidade, estagnação, peso, aspereza.

[editar] Cores e suas ligações com o mundo místico

Da mesma forma com que na cultura ocidental as cores são relacionadas a alguma virtude ou valor, no oriente elas são ligadas diretamente a armadilhas. Os japoneses, principalmente, criaram um sistema de cores e armadilhas para tentar se aproximar do conhecimento absoluto, visto que, quando algum desastre natural ocorria, era relacionado aos deuses. Desta forma, temos:
  • Cinza: Veneno;
  • Vermelho: Chamas, combustão espontânea.
  • Azul: Enchentes, alagamentos e grandes chuvas.
  • Ciano: Chuva. Não definido ainda como sendo um desastre ou alguma dádiva.
  • Verde: Seca e desastres relacionados às florestas.
  • Roxo Perda de habilidade. Hoje isso é explicado pela falta de treino.
  • Magenta: Hipnose, perda da sanidade mental;
  • Violeta: Dor;
  • Alaranjado: Ligado à bruxaria e feitiçaria;
  • Branco: Solidão. A morte de entes queridos por acidentes era relacionado a algum feito de uma pessoa que fora vingado por um deus matando alguém próximo.
  • Preto: Destruição em massa. Geralmente relacionado a doenças;
  • Castanho: Vida. A única cor que incita a paz e a prosperidade;

[editar] Ver também

Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Cor
  • Teoria das cores
  • Lista de cores
  • Modelos de cor:
    • CMYK - (do inglês Cyan, Magenta, Yellow, Key) Ciano, Magenta, Amarelo e Preto(key), sistema de cores utilizado em gráfica e pigmentos
    • Grayscale - (em preto e branco)
    • HLS - (do inglês Hue, Lightness, Saturation)
    • HSB - (do inglês Hue, Saturation, Brightness)
    • HSV - (do inglês Hue, Saturation, Value)
    • Lab- contém um canal "A" um canal "B" e um terceiro "L" designado por lightness'.
    • RGB - (do inglês Red, Green, Blue) Vermelho, Verde, Azul, sistema de cores utilizado em luzes e, por consequência, na eletrônica e recursos visuais eletrônicos como o vídeo
    • RYB - (do inglês Red, Yellow, Blue), Vermelho, Amarelo e Azul; sistema histórico de cores e utilizado em artes plásticas, embora cientificamente inexato.
  • Carga de cor (física)

[editar] Ligações externas

Commons
O Commons possui multimídias sobre Cor

DA COR À COR INEXISTENTE - COMPLEMENTO

Vermelho
Esta cor tem a ver com a sexualidade com a força física e vital que alimenta nosso corpo.
(Áries e Libra): relacionamentos- onde tudo gira em torno do eu, e do outro.
No horóscopo , o rubi é a pedra do mês de julho.
Em heráldica é a representação convencional de valentia, magnanimidade, ousadia, alegria, generosidade, honra, vitória, crueldade e cólera.
Faz lembrar a guerra, mas funciona como símbolo de trégua e de paz: está composto na bandeira da cruz vermelha internacional.
No Brasil, entre os indígenas, exerce uma função puramente mística, de profilaxia contra os espíritos maus.
Usado também em cerimônias fúnebres com a mesma função profilática contra a ação maléfica do espírito da morte. Pintam o corpo de vermelho vivo: urucum.
A mística do vermelho trazida para cá com os portugueses que receberam da cultura negra africana e dos mouros: pintar o teto da casas para que assim fossem protegidas.
Valoriza a pele das pessoas morenas de cabelos negros
Devido à sua agressividade, somente é usado quando se pretende dar um toque de violência e ou alarde ao ambiente.
Sendo estimulante e dinâmico por excelência, e largamente utilizado nas decorações festivas e em torneios esportivos.
mcbspf disse...
Em linguagem corrente é chamado de rubro, encarnado.
Sua mais antiga denominação é rubi, devido à semelhança com a pedra de mesmo nome e cor.
Uma das sete cores do espectro solar, sendo por isso denominada como cor fundamental, primitiva ou primária.
Indecomponível: é a mais saturada das cores, decorrente daí sua maior visibilidade em comparação com as demais.
Única cor que não pode ser clareada sem perder suas características essenciais.
Sua aparência mais bela e enérgica é conseguida se aplicada sobre um fundo preto, funcionando como área luminosa.
Sobre fundo branco, torna-se escura e terrosa.
Ao lado do verde, forma a dupla de cores complementares mais vibrante.
Se aplicada em pequenas “doses” sobre o verde dá uma impressão de agitação ou crepitação.
A mais contraditória das cores. O vermelho puro é muitas vezes designado como púrpura.
Não respeita limites: cor transbordante; é quente, agitado, ardente, mas não tem o caráter dissipado do amarelo, que se espalha e se desgasta de todos os lados.
Cor máscula, de uma imensa e irresistível força, efervescente; voltada para si mesma e para qual o exterior não existe: impressão psíquica.
Quanto à realidade objetiva, é exatamente o oposto: intensa capacidade de dissipar a luz que sobre ele incide.
Estados anímicos provocados pelo vermelho: força, ímpeto, energia, alegria, triunfo...
Comparado ao som forte, obstinado, importuno.
Cor do fogo e do sangue: é a cor mais importante para a maioria dos povos; por ser mais intimamente ligada ao princípio da vida.
Suas características contraditórias deram origem à bivalência de imagens inspiradas por elas; surgindo entre os alquimistas a idéia simbólica de 2 vermelhos: noturno (fêmea), que possui um poder de atração, centrípeto, governa a digestão, o amadurecimento, a regeneração do ser ou da obra em elaboração; e diurno (macho), que possui um poder de repulsão, centrífugo, invade os espaços: profano e sagrado; sinônimo de juventude, de saúde, de riqueza e amor.
Cor da ciência, do conhecimento esotérico, interditado aos não iniciados.
Cor de Dionísio (Baco) para os pagãos, e a cor do amor para os cristãos.
Na maioria das lendas européias e asiáticas, o espírito do fogo é sempre representado de vermelho.
Cor de marte, dos guerreiros e conquistadores. Cor distintiva dos generais romanos e da nobreza patrícia, tornando-se a cor dos imperadores.
Vermelho chamejante: símbolo do amor ardente: da paixão.
No oriente (leste) evoca calor, intensidade, ação, paixão: é a cor dos rajás e das tendências expansivas.
No Japão: símbolo da sinceridade e felicidade.
De acordo com as escolas xintoístas designa o sul, harmonia e prosperidade.
O arroz vermelho: voto de êxito e felicidade em aniversários e outras datas festivas.
Em todos os lugares do mundo significa perigo: sinal de alerta.
Cor da pedra dos anéis de grau dos advogados, por evocar os litígios, às vezes sangrentos.
Esta cor inclui todas as tonalidades e pigmentos de rosa até castanho avermelhado.
mcbspf disse...
Amarelo
Na pintura, geralmente assume a função de luz, quando e deseja representar as cores naturais em uma técnica de tons. Na antigüidade, era usado exclusivamente por mulheres em seus véus nupciais.
Desde o Antigo Egito, aparecia nos livros dos mortos, nas decorações de palácios, templos e túmulos, para colorir os corpos femininos, em oposição ao vermelho, empregado para os corpos masculinos. Estava ligado ao disco solar e à imagem de Osíris, sendo freqüentemente encontrado ao lado do azul nas câmaras funerárias para assegurar a sobrevivência da alma, uma vez que o ouro que ele representava era a carne do sol e dos deuses.
Cor primária muito popular, cor da felicidade e da sabedoria e imaginação. É a cor da intelectualidade e tudo que se refere à mente, melhora a auto-estima e a percepção
mcbspf disse...
Azul
Favorita pela maioria das pessoas, é a cor em que se pode mergulhar em paz. Quem gosta de azul geralmente é uma pessoa sociável, amiga, leal, afetuosa, confiável, até sentimental, mas nunca “pioneira” na vida, sendo cautelosa nas palavras, nas ações e no modo de agir. Desconfiadas, estranhas. Tem forte sentimento religioso. Pode significar fuga.
mcbspf disse...
Laranja
Está associado à energia. É a cor da luxúria e do prazer. Atrai pessoas vistosas que dramatizam um pouco. É a cor da juventude, do destemor, da curiosidade, do desassossego. Dá um toque e revigora qualquer sistema monótono.
mcbspf disse...
Violeta
Estimula o sistema nervoso. É um purificador ideal. Deprime pessoas de mente “retardada” por ter uma vibração muito alta. O efeito do violeta é inspirador. Tem intenso poder eletroquímico. Transmuta, tonifica e regula os nervos para um sereno dia de trabalho.
mcbspf disse...
Verde
É a cor da harmonia e do equilíbrio. Simboliza esperança, renovação e paz. Geralmente é apreciada por pessoas gentis e sinceras, com espírito comunitário e sociável. Preferem a quietude e a vida em paz no campo. É a cor das pessoas discretas, modestas e pacientes. Muitas vezes, bastante explorada pelos outros. É a cor da saúde, da concentração. A cor que equilibra a maturidade, sensatez; indicada para todos os problemas físicos.
mcbspf disse...
Marrom
As pessoas que gostam dessa cor são conscienciosas, amantes do dever, dependentes, firmes, conservadora. Embora tenham a mente um pouco lenta, conseguem alcançar seus objetivos. Obstinadas em seus hábitos. Não gostam de mudanças. São às vezes tímidas, mas carinhosas. O marrom tem a característica de firmar a pessoa no “aqui agora”.
mcbspf disse...
Rosa
Indica afeição, bondade, amor e sutileza. Quem aprecia esta cor raramente é agressiva. São pessoas entusiásticas e responsáveis. Tipo maternais. Deseja proteção, segurança. Indicado para pessoas que não se amam nem são amadas.
mcbspf disse...
Preto
A cor do mistério.

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