sábado, 21 de abril de 2012

O AZUL... E O ENCARNADO - SIMBOLOGIA E OU SIMBOLISMOS

Justificar

12 comentários:

  1. Vermelho: paixão, força, energia, amor, liderança, masculinidade, alegria (China), perigo, fogo, raiva, revolução, "pare";
    Azul: harmonia, confidência, conservadorismo, austeridade, monotonia, dependência, tecnologia, liberdade, saúde;
    ResponderExcluir
  2. O vermelho – lembra o fogo e o sangue, além de representar a força que o faz jorrar, o terror, ou a morte e, por sua reminiscência, o luto. Está relacionado com necessidades afetivas, afetos, e suas manifestações, das mais suaves às mais violentas, em direção à extroversiva.


    O azul – expressa mais diretamente uma disposição introversiva das funções emocionais e intelectuais (racionalização ou sublimação e capacidade de intuição).
    ResponderExcluir
  3. O VERMELHO é o símbolo da vida, pois é a cor que o Sol toma no nascente e no poente. Existe um papiro com a representação de dois leões com o hieróglifo do horizonte - akhit - que tem o Sol, em vermelho, entre duas montanhas com a cruz Ank, que é o símbolo da vida, mostrando que o ciclo da vida do homem é semelhante ao do Sol, que percorre o seu curso eternamente.
    Pedras - cornalina e grés vermelha.
    ResponderExcluir
  4. O AZUL simbolizava o céu e as águas do rio Nilo. O ANIL representava o céu à noite. Observa-se no teto de tumbas e templos o céu pintado de anil com estrelas em amarelo-ouro.
    Pedras - turquesa e lápis-lazúli.
    ResponderExcluir
  5. Azul Inflamação de garganta, tireóide, prisão de ventre e espasmos

    Azul forte Resfriado, sinusite, infecção do ouvido, estresse, tensão nervosa, reumatismo agudo e articulações
    Azul forte: Lubrificante das juntas e articulações

    Azul: Sedativo, analgésico, regenerador celular dos músculos, nervos, pele e aparelho circulatório
    Índigo: Anestésico, coagulante e purificador da corrente sanguínea. Limpa as correntes psíquicas
    ResponderExcluir
  6. Vermelho: Ativador da circulação e sistema nervoso (não utilizado)
    ResponderExcluir
  7. - Aplicação da luz azul para problema muscular
    - Luz azul no tratamento das articulações
    ResponderExcluir
  8. Azul - É a cor de maior propriedade terapêutica, produz efeito calmante, anti-séptico, bactericida, adstringente e analgésico nos órgãos e sistemas do corpo. É indicado nos casos de taquicardia e pressão alta e favorece a coagulação sangüínea. É recomendado para todas as doenças infecciosas e inflamatórias, principalmente quando acompanhadas de febre. Suaviza a dor em qualquer parte do corpo.
    Índigo - Favorece a drenagem linfática, sendo, portanto, indicado nos processos inflamatórios. Energiza a área visual e auditiva; é recomendado em quaisquer problemas dos olhos e dos ouvidos.
    ResponderExcluir
  9. Vermelho - É um vitalizador em potencial e estimulante circulatório. Aumenta a produção de glóbulos vermelhos e ferro no sangue, indicado para anemia. Eleva a pressão arterial e energiza o fígado. Não é recomendado usar o vermelho nos casos de: febre, taquicardia e pressão alta.
    ResponderExcluir
  10. Vermelho- A mais contraditória das cores. O vermelho puro é muitas vezes designado como púrpura.
    Vermelho- A mística do vermelho trazida para cá com os portugueses que receberam da cultura negra africana e dos mouros: pintar o teto da casas para que assim fossem protegidas.
    Vermelho- Ao lado do verde, forma a dupla de cores complementares mais vibrante.
    Vermelho chamejante: símbolo do amor ardente: da paixão.
    Vermelho chamejante: símbolo do amor ardente: da paixão.
    Vermelho- Cor da pedra dos anéis de grau dos advogados, por evocar os litígios, às vezes sangrentos.
    Vermelho- Se aplicada em pequenas “doses” sobre o verde dá uma impressão de agitação ou crepitação.
    Vermelho- Se aplicada em pequenas “doses” sobre o verde dá uma impressão de agitação ou crepitação.
    Vermelho: Esta cor tem a ver com a sexualidade com a força física e vital que alimenta nosso corpo.
    ResponderExcluir
  11. O vermelho- Ao lado do verde, forma a dupla de cores complementares mais vibrante.
    O vermelho- Em linguagem corrente é chamado de rubro, encarnado.
    O vermelho- No Brasil, entre os indígenas, exerce uma função puramente mística, de profilaxia contra os espíritos maus.
    ResponderExcluir
  12. O vermelho – lembra o fogo e o sangue, além de representar a força que o faz jorrar, o terror, ou a morte e, por sua reminiscência, o luto. Está relacionado com necessidades afetivas, afetos, e suas manifestações, das mais suaves às mais violentas, em direção à extroversiva.
    ResponderExcluir
     

Azul

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde agosto de 2011).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirus. Veja como referenciar e citar as fontes.

Azul
Coordenadas espectrais
Comprimento de onda 440–490 nm
Frequência ~680–610 THz
Coordenadas de cor
Tripleto hexadecimal #0000FF
sRGB (r, g, b) (0, 0, 255)
CMYK (c, m, y, k) (100, 100, 0, 0)
HSV (h, s, v) (240.º, 100%, 100%)
O azul é uma das três cores-luz primárias, e cor-pigmento secundária, resultado da sobreposição dos pigmentos ciano e magenta. Seu comprimento de onda é da ordem de 455 a 492 nanômetros do espectro de cores visíveis.
O azul costuma estar associado à frieza, depressão, monotonia. E, por isso mesmo, também à paz, à ordem, à harmonia. Entre os matizes, é o menos expansivo aos olhos. Sinônimos: cerúleo, cárdeo, celeste, azul, safira. O azul estimula a criatividade.

[editar] Relações da cor

[editar] História


Evolução das cores do azul-escuro ao branco.
A produção de pigmentos artificiais de azul tem sido um desafio constante na história da humanidade: pela dificuldade de encontrá-lo, o azul foi em momentos diversos considerado uma cor destinada a temas nobres. Vermelho, preto e branco dominaram quase todas as representações artísticas até o início da Idade Média devido à facilidade com que as tintas podiam ser fabricadas, em comparação com a dificuldade de obter pigmento azul. É certo, no entanto, que os egípcios conheciam um pigmento dessa cor há mais de 5 mil anos, mas ele era misturado ao pigmento de uma pedra semipreciosa, o lápis-lazúli. Foi a dificuldade para chegar ao tom que fez com que os romanos durante a Antigüidade o associassem aos bárbaros - até ter os olhos azuis era sinônimo de barbárie.
No começo da Idade Média, o vermelho era a cor da nobreza, enquanto o azul era dos servos. Os tecidos eram tingidos de azul com o pigmento extraído de uma planta chamada Ísatis, ou pastel-de-tintureiro. Para conseguir a tinta, era necessário deixar a planta fermentando em urina humana. Com o tempo, perceberam que o álcool acelerava o processo - por isso, tintureiros ingeriam bebidas alcoólicas com a desculpa de que a urina já sairia rica em álcool. A expressão em alemão blau werden, literalmente traduzida como "ficar azul", significa na Alemanha "ficar bêbado".
No século VI, a técnica para obtenção do pigmento chamado azul-ultramar, feita com o lápis-lazúli, ganhou a Europa - a pedra, no entanto, chegou a custar mais que o ouro. A descoberta do caminho marítimo para as Índias, no fim do século XV, levou para a Europa o pigmento conhecido como índigo indiano, obtido com uma planta oriental. A utilização foi proibida – uma tentativa de preservar o tom produzido na região com a ísatis – e dava até pena de morte.
O pigmento azul-da-prússia foi descoberto na Alemanha, numa experiência sobre oxidação do ferro em 1704. Custava um décimo do preço da tinta feita a partir do lápis-lazúli e fez sucesso entre os pintores da época. De lá para cá, a indústria química evoluiu e possibilitou a obtenção de centenas de pigmentos mais baratos. Isso foi um fator crucial para o surgimento no século XIX, do impressionismo de artistas como Monet, que davam grande valor à cor. Mas, como muitos pigmentos desse período não possuíam uma boa resistência, vários quadros da época sofreram uma prematura descoloração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Total de visualizações de página

Wikipedia

Resultados da pesquisa

Seguidores